sábado, 13 de julho de 2013

Luis Alberto Del Paraná




Luis Alberto del Paraná (1926-1974) foi um cantor e guitarrista paraguaio. Durante os anos cinquenta, sessenta e setenta, ele viajou extensivamente em todo o mundo com o seu grupo Los Paraguayos , popularizando a música paraguaia. Ele é o músico paraguaio que mais vendeu discos.
Ele nasceu em 21 de junho de 1926 às 14:30 em Altos , Paraguai . Seu nascimento foi relatado no Tribunal de Magistrados em 14 de agosto de 1926 por sua mãe, Jacinta Mesa (não Meza). Seu nome era Luis Osmer Meza.



Luis foi o quarto filho de oito filhos, dos quais um era uma menina, Obdulia (Chiquita), uma cantora aposentada. Dona Jacinta, mãe do Paraná morreu no dia 15 de agosto de 1965, enquanto que Luis estava em Estocolmo em turnê na Europa, o pai de Luis, que era um professor rural, morreu em Piripucú, Concepción , em 1947.
Luis frequentou a escola primária em Ypacarai. Na idade de 14, Luis entrou o Menino-batedores em "Batalhão Rojas Silva" (Salesianito), sob gestão do Pai Ernesto Pérez Acosta.
"O fato de que ele estava destinado a ser um artista era clara a partir da idade de dezoito anos, quando ele interpretou 'Campo Grande' ao lado de Humberto barua e Digno García, um grande harpista. Foi ali, no antigo Rex teatro, que as pessoas começaram a sentir-se atraído por esta jovem, entusiasmado rapaz campo. "
Depois de excursionar pela América Central, Luis Alberto del Paraná (nome artístico adotado no México ) formou uma banda com Digno García e Agustin Barboza . Esta banda foi nomeada "Los Paraguayos Threesome" e por decreto de 24 de novembro de 1953, o governo federal deu a cada um dos membros 3.200 dólares para difundir música paraguaia na Europa através de uma "missão oficial Cultural".
Sua primeira esposa foi Lissette Cairoly, a "princesa circo" francês. Sua segunda esposa foi Carmen González Caballero, uma dançarina espanhola. Eles tiveram dois filhos: Luis Manuel Meza González e Carmen Fabiola Meza González.
Em (1958), em Milão (Itália), Paraná talentoso Padre Pérez um conjunto completo de instrumentos de percussão para o seu antigo Batalhão Escoteiro de usar. Mais tarde, Paraná dedicou uma canção ao Padre Pérez. Esta canção foi incluída em um LP emitida pela Philips International e foi distribuído em todo o mundo.
Quando o contrato expirou, a banda se dissolveu e Paraná formaram a banda "Los Paraguayos" com seu irmão Reynaldo Meza, Rubito Medina e José de los Santos González, um harpista. Eles rapidamente gravou dois LPs da Philips na Holanda: "canções famosas da América Latina" e "Embaixador do Romance", que teve grande sucesso. Isto era o início da gravação de "cantos mais do que 500". Eles gravaram hit após hit, até Paraná morreu.
Eles dividiram o palco com The Beatles  e gravou com os Rolling Stones .
Luis Alberto del Paraná e "Los Paraguayos" tocada ao vivo no Benny Hill Show "Season 1 Episode 3" (1970)
Luis Alberto del Paraná e "Los Paraguayos" vendeu mais de 30 000 000 registros, mais de 650 000 fitas cassete, e viajou mais de 1 000 000 km.
Ele morreu em 15 de setembro de 1974, 48 anos, em Londres, Inglaterra. Ele estava no primeiro andar do Pembridge Court Hotel, na sala oito, quando ele sofreu um acidente vascular cerebral.
Seu caixão foi transportado para Assunção , onde foi levado para fora do avião por muitos dignitários, incluindo o Presidente. Foi um grande evento raramente visto pela nação. As pessoas espontaneamente encheram as ruas para dizer adeus ao seu ídolo.
Este evento foi chamado de "The Chain of Pain" e quase todas as estações de rádio no Paraguai e muitos ao redor do mundo em sintonia para transmitir a cada minuto do episódio até o seu enterro em "La Recoleta Cemetery", no distrito de San Bernardino .

Nenhum comentário:

Postar um comentário