São desencontradas as informações sobre Volta Seca, cangaceiro sergipano
e um dos mais conhecidos e destacados cabras do bando de Lampeão. Em 29 de
abril de 1929, quando assistiu missa em Poço Redondo, com seus “rapazes,” o
próprio Virgulino Ferreira da Silva entrega ao padre Artur Passos, então
vigário de Porto da Folha, uma folha de papel pautado, escrita a lápis, com os
nomes, os apelidos e as idades dos integrantes do seu grupo de dez cangaceiros.
No precioso papel, que é documento daquela que pode ser considerada a
primeira entrada de Lampeão em Sergipe, o último a ser citado, com o nome de
Antonio Alves de Souza, e a idade de 18 anos, com a observação “menino,”, e tem
o apelido de Volta Seca.
Preso no início de 1932 e levado para a Casa de Detenção da Bahia, Volta
Seca foi procurado por alguns sergipanos interessados em recolher informações
sobre o cangaço no Nordeste e sua presença em Sergipe. Joel Macieira Aguiar,
representando o Jornal de Notícias, acompanhado de Hernani Prata e de João
Prado, estudantes de Direito na Bahia, encontrou Volta Seca tocando realejo,
entrevistando-o, em começo de abril de 1932, fixando estes dados pessoais:
sergipano, nascido no Saco Torto, povoado de Itabaiana, filho de Manoel Santos,
que trabalhou no Engenho Contadouro, de propriedade de Antonio Franco,
freqüentou o Engenho Central, onde trabalhava Antonio de Engraça, conheceu
Aracaju, e conheceu bem sua terra, Itabaiana, e Malhador. Volta Seca declarou,
ainda, que entrou para o cangaço com 12 anos, a convite do próprio Lampeão, em
Gisolo, no sertão da Bahia.
12 anos depois, em março de 1944, Joel Silveira, já um jornalista
importante no Rio de Janeiro, viaja a Salvador, e na Penitenciária da Bahia
entrevista Volta Seca e outros cangaceiros presos, como Ângelo Roque, Deus Te
Guie, Caracol, Saracura, Cacheado. Joel Silveira anota o nascimento de Volta
Seca em Itabaiana e diz que ele entrou no cangaço com 14 anos. Um documentário
sonoro, feito na década de 1950, gravado em 1957, narrado por Paulo Roberto,
locutor da Rádio Nacional, afirma que Volta Seca tinha o nome de batismo de
Antonio dos Santos, e que entrara para o cangaço com apenas 11 anos. A
Todamérica grava o documentário comercialmente, apresentando Volta Seca como
compositor e intérprete de diversas músicas que estão ligadas ao ciclo dos
cangaceiros, como: Se eu soubesse; Sabino e Lampeão; Mulher Rendeira; Acorda
Maria Bonita e outras.
Há, portanto, divergência de nome, idade e data de entrada de Volta Seca
no grupo de Lampeão.
Considerado valente, tendo brigado com o próprio chefe, Volta Seca não
mereceu elogios do padre Artur Passos, no encontro de Peço Redondo em 1929. O
padre, que demonstrou simpatia com Moderno (Virgínio Fortunato, cunhado de
Lampeão) e com o próprio Virgulino, não gostou de Volta Seca, e sobre eles diz:
“Não têm, inclusive Lampeão, cara repelente, como imaginamos nos bandidos em
geral, devendo frisar, porém, o olhar especial de um deles, o fedelho de 16 a
18 anos, que os acompanha.”
No contato com Joel Silveira, Volta Seca, sob o testemunho de antigos
companheiros, reafirmou sua coragem, disposição, e narrou episódio de uma briga
com o chefe, em 1931, por causa de um socorro dado a Bananeira, ferido em
combate. Lampeão achava que o atraso poderia ocasionar problemas sérios, de
confrontos com a polícia, enquanto Volta Seca agia solidariamente, sem querer
deixar para trás o companheiro atingido por tiros. O ambiente ficou tenso, e
por pouco os dois cangaceiros não se enfrentaram. A fama de valentia, contudo,
ampliou-se dentro e fora do grupo, apesar de Volta Seca ganhar, também, uma
imagem lúdica, de compositor e de cantor, responsável por salvar parte do
repertório dos grupos de cangaceiros. O disco da Todamérica é um bom exemplo, e
foi reproduzido, em parte, décadas depois, por um álbum, long-play, dos
Estúdios Eldorado, de São Paulo, com o título de A Música do Cangaço. Nele,
além das canções atribuídas e cantadas por Volta Seca, já citadas, figuram
artistas como Luiz Gonzaga, Sérgio Ricardo, Teca Calasans e Antonio
Carlos Nóbrega.
Além de tocar realejo, compor e cantar, Volta Seca foi submetido, na
prisão, ao trabalho forçado de fazer flores e outras artesanias,
predominantemente feitas por mulheres. Ele não se abateu, casado, pai de um
filho, ele esperava cumprir sua pena de 20 anos, para deixar a prisão e
recomeçar a vida. E o fez pela música, ainda hoje uma referência, tomada por
empréstimo por Luiz Gonzaga e por outros artistas nordestinos, que concorreram
para fixar uma estética do cangaço, da qual Frederico Pernambucano de Mello é
especialista.
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